Única Ipatinga prestigia aluno egresso deficiente visual em palestra na Usiminas

O aluno agora faz parte do quadro de funcionários da empresa e assume um papel muito importante como psicólogo

 

“O cego precisa assumir sua própria condição para que ele seja realmente feliz”

Esta frase foi dita pelo Sr. Juarês Gomes Martins, presidente da Associação de Amigos do Instituto São Rafael, em sua palestra “A cegueira às claras” realizada ontem (08/02), no auditório Togashi, dentro da área da Usiminas.

Com cegueira total nas duas visões, Juarês ministrou a palestra com muito senso de humor. Durante sua fala, apontou várias questões que influenciam no crescimento pessoal e profissional de uma pessoa com deficiência visual, do nascimento até a sua independência, bem como enfrentar o mercado de trabalho e defendendo sempre a autonomia que a família deve possibilitar ao indivíduo.

Palestrante Juarês Gomes Martins

À frente da Associação de Amigos do Instituto São Rafael, que é referência no atendimento às pessoas com deficiência visual, localizado em Belo Horizonte, Juarês possui formação em Magistério e Relações Públicas, além de pós-graduado em Educação Especial.

Juarês também destacou durante a palestra que a família é responsável pelo deficiente visual e deve buscar possibilidades para ele de forma que ele exerça tudo o que é de direito como cidadão.

“O cego deve ser estimulado para que ele compreenda e explore o mundo a sua volta. Para os videntes – pessoas que enxergam – a cegueira é uma coisa terrível, mas não é, desde que o cego assuma a sua própria condição e não deixe que a deficiência seja uma barreira em sua vida”, finalizou Juarês.

Quando a cegueira não é tratada como uma barreira

A palestra realizada na Usiminas contou com a presença do aluno egresso do curso de Psicologia da Faculdade Única de Ipatinga, Tiago Barros Haussmann, 24 anos, que também é cego e atualmente é psicólogo e trabalha no Sistema de Saúde da Usiminas.

“A empresa sempre levou muito a sério as questões de inclusão social e vem fazendo diversas ações para receber pessoas com deficiência. O último exemplo que temos é a contratação do Tiago como psicólogo da Usiminas e, para recebê-lo, consultamos outras empresas que já possuem deficientes visuais para saber quais seriam as adequações necessárias e visitamos também a Faculdade Única, onde fomos muito bem recebidos”, explicou o médico do Trabalho e coordenador do Sistema Integrado de Saúde da Usiminas, doutor André Alves Barbosa.

À esquerda está o palestrante Juarês, ao centro o doutor André e à direita está Tiago.

“O Tiago veio como um grande profissional na área da Psicologia e, por mais que ele não tenha a visão essa questão é superada, nosso sistema é adaptado e isso deu ao Tiago a possibilidade de desenvolver os outros sentidos e ele vem fazendo isso com muita excelência”, pontuou doutor André.

“A todos eu deixo o meu agradecimento não só por ter sido bem recebido, mas também por me verem como uma pessoa que tem algo a oferecer. Minha família é a principal responsável por me fazer acreditar na minha capacidade e por sempre me possibilitar superar os meus limites”, agradeceu Tiago.

A mãe de Tiago, Cássia Menezes Barros contou que descobriu a cegueira total do filho logo após o nascimento e a partir daí começaram os desafios ao tratar com uma criança deficiente visual. “Eu não tinha nenhuma experiência e agi por instinto de mãe e por ser professora, o que contribuiu com que eu oferecesse um melhor desenvolvimento ao Tiago e assim fomos seguindo. A gente sempre o criou da forma mais natural possível, mostrando pra ele que ele tem uma deficiência, mas que essa deficiência poderia ser enfrentada com dignidade e que a deficiência não seria uma barreira para ele”, explicou Cássia.

Tiago Barros Haussmann

Se ser deficiente é uma incapacidade, todo mundo possui alguma deficiência. Agora, o que vai definir, é se a pessoa usa a deficiência como uma característica ou como modo determinante. Isso me fez acreditar que, muito além da minha deficiência eu tenho algo para oferecer. Primeiro eu acreditei em casa, onde meus pais sempre me trataram como uma pessoa normal e depois na faculdade, onde encontrei todo o suporte dos meus professores, aos quais sou muito grato”, finalizou o psicólogo, Tiago Barros.

O apoio dos professores fora do ambiente de ensino é o diferencial na vida do aluno

O professor e diretor Acadêmico da Faculdade Única de Ipatinga, Júlio Cesar Alvim, a professora e coordenadora do curso de Psicologia, Jeneci Alcina Gonçalves, a professora e supervisora de estágio, Flúvia Cristina do Carmo, a psicóloga do Núcleo de Apoio ao Estudante, Verlaine Maciel e a diretora de Comunicação do Grupo Educacional Prominas, Eliab Soares prestigiaram Tiago durante a palestra na Usiminas.

Emocionados com a história de vida do palestrante Juarês, todos se surpreenderam com a gratidão do aluno à equipe que esteve com ele durante o período de faculdade e até mesmo depois de formado.

“O Tiago foi durante os cinco anos de curso uma inspiração para todos nós que trabalhamos com a educação e que tivemos a honra, a sorte e a felicidade de participar da realização de seu sonho”, explicou o diretor, Júlio Cesar.

“Ele foi inspirador porque todos os apontamentos que foram feitos a nós para que ele pudesse realizar seu sonho nos motivou. O aluno que ele foi e a sua determinação nos motivou a apoiá-lo e não facilitar sua vida, mas trabalhar para que ele tivesse condições de realizar o sonho de fazer um curso superior”, pontuou o diretor.

O diretor contou ainda que o Tiago não realizou apenas um curso superior, mas também publicou um livro. “Ele permitiu que seus colegas de classe o admirassem pelos seus resultados, ele inspirou os professores e nos motivou a fazer o melhor”, ressaltou.

“O melhor de tudo isso é ver o Tiago no seu posto de trabalho, o que ele conquistou. Ao vê-lo naquela mesa, atuando como psicólogo de uma grande empresa desperta na gente diversos tipos de sentimentos e emoções. Desperta na gente a sensação de que valeu a pena ter participado da realização do sonho do Tiago”, finalizou o diretor Júlio Cesar.

 


Guilherme Fernandes

Autor: Guilherme Fernandes

Jornalista e Marketing Digital


Sua vida representa atitude, força e superação! Parabéns pelo seu dia! 😎🏇🚴‍🚣🏄⛹🏂🏋🏌🚵🏆🎖#institutoprominas #ucamprominas #ead #prominas #portalprominas

Fique ligado! Hoje à meia noite acaba o horário de verão. 😁
Atrase seu relógio em 1 hora! 🕙
#institutoprominas #ucamprominas #ead #prominas #portalprominas

Parabenizamos todos os profissionais que buscam a verdade dos fatos e geram conhecimento. Parabéns a todos os repórteres!🎙📹📸📓
#institutoprominas #ucamprominas #ead #prominas #portalporminas

13 de Fevereiro - DIa Mundial do Rádio 📻🔉🎧
#institutoprominas #ead #prominas #DiadoRadio



Copyright 2002 © Faculdade Unica - Todos os direitos reservados