Novo FIES ofertará 310 mil vagas para todo o país

A novidade anunciada pelo Governo Federal traz uma série de mudanças, dentre elas, número limitado de vagas por modalidade

O ano novo também trouxe novas regras para quem deseja aderir ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para se ingressar no curso superior. Em 2018, o governo disponibilizará 310 mil vagas para todo o país, com número limitado de vagas por modalidade.

Das modalidades

  1. Nesta modalidade, 100 mil vagas a juros zero serão distribuídas entre as instituições de ensino de todo o país e destinadas aos estudantes cujo grupo familiar tenha renda mensal per capita de até três salários mínimos. O desconto será feito pelo E-Social, recolhido pela empresa pagadora, e pode ser até menor, conforme o contrato.
  2. Já na segunda modalidade, os estados brasileiros das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste terão prioridade. No total, apenas para as três regiões, serão distribuídas 150 mil vagas, com juros, para os estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos. Os recursos virão de fundos regionais de financiamento. Os juros devem ser de 3% ao ano mais correção monetária.
  3. Para a terceira modalidade, as 60 mil vagas disponibilizadas serão distribuídas entre as instituições de ensino de todo o país e destinadas aos estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos. O empréstimo deve ter juros baixos, segundo o Ministério, e os recursos também virão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além dos fundos regionais.

A taxa de juros para o FIES 2 e 3 vai variar de acordo com a instituição financeira onde o estudante concluir a inscrição. A quantidade de vagas por instituição de ensino será divulgada em data futura.

Sobre as inscrições

As inscrições poderão ser feitas entre os dias 06 e 09 de fevereiro, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br.

Os estudantes interessados devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir da edição de 2010, e obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero).

Os candidatos pré-selecionados deverão acessar o campo Fies Seleção, por meio do link acima, para concluir sua inscrição. Após concluída, os prazos de validação junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), responsável pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição e de comparecimento junto ao gerente financeiro para formalização da contratação do financiamento, obedecerão ao disposto nos normativos do Fies vigentes.

E as novidades não param por aqui!

Pelas regras atuais, o estudante tem um prazo de carência para dar início ao pagamento do financiamento de até um ano e meio, após a conclusão do curso. Já com as novas regras, não haverá esse prazo de carência. Portanto, o aluno deverá iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso, desde que esteja empregado, e o prazo máximo para quitar o financiamento será de 14 anos.

Caso o estudante não tenha renda, o saldo devedor poderá ser quitado em prestações mensais equivalentes ao pagamento mínimo do financiamento. O mesmo critério será utilizado para o estudante que perder o emprego e para quem desistir do curso.

O Fies como porta de entrada para realização do sonho da graduação

O estudante do 9° período do curso de Engenharia de Produção, da Faculdade Única de Ipatinga, Patrick Castro, 28, conta que escolheu o Fies por ser uma das opções que a faculdade oferecia no momento. “Vi que poderia ser a melhor escolha naquele momento”.

Patrick Castro - Aluno de Engenharia de Produção
Patrick Castro – Aluno de Engenharia de Produção

“Vejo o Fies como uma das formas mais fáceis para acesso à faculdade. Pela atual situação que muitos estudantes passam de não ter dinheiro para pagar a mensalidade, o financiamento permite você estudar, se graduar e, após um tempo já formado começar a pagar”, pontua o estudante.

“Se eu não tivesse conseguido o financiamento ou uma bolsa de estudos pela faculdade eu teria que adiar o sonho de graduar por mais uns anos”, finaliza Patrick, que está a um semestre de se tornar um engenheiro de Produção.

 

 

 

Como calcular a renda per capita familiar?

Cálculo da renda per capita familiar
Cálculo da renda per capita familiar


Guilherme Fernandes

Autor: Guilherme Fernandes

Jornalista e Marketing Digital


Sua vida representa atitude, força e superação! Parabéns pelo seu dia! 😎🏇🚴‍🚣🏄⛹🏂🏋🏌🚵🏆🎖#institutoprominas #ucamprominas #ead #prominas #portalprominas

Fique ligado! Hoje à meia noite acaba o horário de verão. 😁
Atrase seu relógio em 1 hora! 🕙
#institutoprominas #ucamprominas #ead #prominas #portalprominas

Parabenizamos todos os profissionais que buscam a verdade dos fatos e geram conhecimento. Parabéns a todos os repórteres!🎙📹📸📓
#institutoprominas #ucamprominas #ead #prominas #portalporminas

13 de Fevereiro - DIa Mundial do Rádio 📻🔉🎧
#institutoprominas #ead #prominas #DiadoRadio



Copyright 2002 © Faculdade Unica - Todos os direitos reservados