EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL | INSTITUTO PROMINAS
EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes do curso

Duração: 480 horas

Tipo: Pós-Graduação

Área: Educação

Matriz Curricular

Mód. Disciplinas CH Ementa C Comuns E Específicas
C1 Fundamentos da Educação Especial 40 Retrospectiva Histórica da Deficiência: do Banido ao Cidadão, de Excepcional a Especial; A ONU e as Conferências Mundiais; A Legislação Brasileira para Educação Especial e Inclusiva; A Educação Especial e a Terminologia mais Recente para a Área; A Pedagogia da Negação X Educação na Diversidade; A Formação de Professores: Saberes, Competências e Atitudes.
C2 Educação Especial e os Diferentes Tipos de Necessidades Especiais 40 Educação Especial: Conceitos e Definições; A Educação Especial: dos Primórdios ao Século XXI; Portadores de Necessidades Especiais: Classificação e Caracterização; As Diferentes Necessidades Especiais; Atendimento Educacional Especializado e os Recursos Educacionais Especiais; Introdução a Metodologia do Ensino de Libras; Ensino de L1 e L2;Terminologia Para L1 e L2; Diferenças Entre L1 e L2;Conhecimentos dos Professores Acercada Libras; Habilidades Necessárias para Ensino de Libras; Fatores que Afetam os Alunos e Estratégias de Ensino; Os Temas Transversais; Desenvolvimento Linguístico na Educação Infantil.
C3 Comunicação Alternativa 40 Tecnologia Assistiva e Comunicação Suplementar - Conceitos e Definições Essenciais; Os Sistemas de Comunicação; Atendimento Educacional Especializado; Recursos, Técnicas e Estratégias para Comunicação Alternativa; Avaliação e Escolha das Estratégias; Adaptações Curriculares; Introdução as Políticas Publicas para Saúde Mental; A Conquista da Cidadania no Campo da Saúde Mental; Legislação Versus Política de Saúde Mental; As Normas Técnicas Internacionais; Legislação e a Política Nacional de Saúde Mental; Paradigmas do Conceito de Saúde Mental; A Gestão Atual da Saúde Mental no Brasil.
C4 Tecnologia Assistiva 40 Ajudas Técnicas ou Tecnologia Assistiva?; Modalidades, Categorias ou Classificação de Tecnologia Assistiva; Os Símbolos da TA; Tecnologia Assistiva, Inclusão Escolar e o Universo da Informática; ?Viver Sem Limites?.
C5 Políticas Públicas de Inclusão 40 Declaração Mundial de Educação para Todos ? Satisfação das Necessidades Básicas de Aprendizagem; Declaração de Salamanca ? Divisor de Águas como Perspectiva de Acesso de Todos à Educação Escolar; Convenção Interamericana para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Pessoa Portadora de Deficiência Guatemala ? 1999; Declaração de Nova Delhi; Declaração de Dakar ? Senegal ? 2000; Declaração de Cochabamba ? Bolívia- 2001; Declaração Internacional de Montreal Sobre Inclusão; Documentos Nacionais Relacionados ao Direito à Educação das Pessoas com Deficiência.
C6 Teorias e Práticas da Educação Infantil 40 O Interacionismo: Considerações sobre o Desenvolvimento Infantil; Uma Mudança Necessária: A Educação Infantil Frente ao Ensino Fundamental de 09 Anos; As Classes de Alfabetização sob uma Perspectiva Construtivista Sócio-Interacionista; O Conhecimento Matemático, Histórico, Geografico, Artístico e o Letramento; Geografia, História e Ciências nas Classes de Alfabetização; As Artes e a Alfabetização; O Professor Alfabetizador.
E7 Educação Infantil na Contemporaneidade 40 A Invenção da Infância; O Corpo, O Gênero e a Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil; As Cores e as Crianças; Crianças, Filmes e Processo de Subjetivação.
E8 Práticas Interdisciplinares nos Anos Iniciais e o Uso dos Projetos 40 Currículo, Interdisciplinaridade, Projetos; Fundamentos do Ensino de Artes; Fundamentos do Ensino de Ciências Naturais; Fundamentos do Ensino de Geografia; Fundamentos do Ensino de História; Fundamentos da Educação Física; Temas Transversais.
E9 A Linguagem e a Escrita nos Anos Iniciais 40 Alfabetização nas Séries Iniciais; A Fala, A Leitura E A Escrita; A Leitura na Escola: Práticas e Competências; Os Gêneros Literários; Introdução Às Dificuldades de Leitura e Escrita.
E10 Problemas de Aprendizagem e Fracasso Escolar 40 Problemas, Distúrbios ou Dificuldades de Aprendizagem?; Dificuldades de Aprendizagem ? O Papel do Cérebro; Os Distúrbios da Aprendizagem.
E11 Docência e Práticas no Ensino Superior 40 Didática, Metodologia, Saber e Fazer Docentes, O Ponto de Partida para uma Prática Pedagógica Significativa; Prática Pedagógica - da Teoria À Prática; A Prática Pedagógica no Cotidiano da Escola - O Currículo em Ação; A Prática Pedagógica Numa Perspectiva Interdisciplinar; Usando as Tecnologias da Informação e Comunicação; Prática Pedagógica na Área Empresarial; Prática Pedagógica na Área Hospitalar; Trabalhando com Educação do Campo e EJA.
E12 Trabalho de Conclusão de Curso - TCC 40 A Ciência; Os Tipos de Conhecimento; A Pesquisa; Pesquisa Bibliográfica; O Trabalho Científico; A Revisão de Literatura; O Artigo Científico; A Leitura; A Escrita; Instrumentalização Científica; Plágio: O Que É e Como Evitar.
Total 480 horas
TAXA DE MATRÍCULA Por: R$ 180.00

Planos de Pagamento

MENSALIDADES DO CURSO

MENSALIDADES DO CURSO
Valor Anterior Parcelas Valor Atual
De 1 x de R$ 2.600,00 Por 1x R$ 1.500,00
De 6 x de R$ 433,33 Por 6x R$ 250,00
De 12 x de R$ 216,67 Por 12x R$ 125,00
De 15 x de R$ 173,33 Por 15x R$ 100,00
De 18 x de R$ 144,44 Por 18x R$ 85,00
Matricule-se

MATERIAL DIDÁTICO EM APOSTILA

MATERIAL DIDÁTICO EM APOSTILA
Parcelas Valor
1x R$ 230,00
2x R$ 150,00
3x R$ 120,00
4x R$ 99,00

Conheça outros cursos relacionados

  • MBA EXECUTIVO EM GESTÃO ...

    Carga Horária:
    600 horas

    Tipo de Curso:
    Pós-Graduação

  • ESTATÍSTICA E ...

    Carga Horária:
    480 horas

    Tipo de Curso:
    Pós-Graduação

  • NOVAS TECNOLOGIAS ...

    Carga Horária:
    480 horas

    Tipo de Curso:
    Pós-Graduação