Tecnologia Assistiva melhora qualidade de vida de deficientes físicos

Tecnologia

Você sabe o que é Tecnologia Assistiva? A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas: smarthphones, tablets, aplicativos, ensino a distância, lojas de e-commerce (comércio virtual). Todas estas ferramentas e serviços nos auxiliam em nossas ações no dia-a-dia doméstico, no trabalho, na escola ou durante o entretenimento. Então saiba que quando recursos e serviços são desenvolvidos para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais de deficientes físicos temos a chamada Tecnologia Assistiva.

A Tecnologia Assistiva está em alta e é, por exemplo, um dos assuntos tratados pelos cursos de pós-graduação em Tecnologia Digitais e Inovação na Educação, e Novas Tecnologias Digitais e Inovação na Educação ofertados pelo Instituto Prominas em parceria com a ISEIB. Recentemente, o “Programa Especial”, apresentado por Juliana Oliveira, na TVE Brasil, falou sobre o tema destacou os benefícios da Tecnologia Assistiva para a sociedade.

O pesquisador Antônio Borges, que atua na área de computação há mais de 40 anos, participou do programa e pontou: “Hoje, (a pessoa com deficiência) consegue falar utilizando os olhos, consegue escrever utilizando os olhos, consegue controlar uma cadeira de rodas usando os olhos. Isso é tecnologia, mas não é simplesmente um luxo”, enfatizou o pesquisador.

Fotos: Divulgação

Assessoria de Comunicação
  • ...

    Informatica Administrador

  • ...

    Leonardo Gomes
    Jornalista e Assessor de Comunicação e Marketing

  • ...

    Guilherme Fernandes Marciano
    Jornalista e Social Media

  • ...

    Bárbara Souza Costa
    Jornalista e Assessora de Comunicação e Marketing