Como Funciona os Cursos de Formação Pedagógica | INSTITUTO PROMINAS

Como Funciona Formação Pedagógica

Conforme a Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015, o curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA para GRADUADOS não licenciados (Bacharéis e Tecnólogos), será ofertado a portadores de diplomas de cursos superiores, formados em cursos relacionados à habilitação pretendida, com sólida base de conhecimentos na área estudada.

Os cursos terão carga horária variável de 1.000 a 1.600 horas, de efetivo trabalho acadêmico, dependendo da equivalência entre o curso de origem e a formação pedagógica pretendida.

1 - PORTARIA DO MEC

Os cursos são oferecidos conforme a Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015.

2 - PÚBLICO ALVO
O curso destina-se a graduados não licenciados (bacharéis e tecnólogos).

3 - TEMPO DE DURAÇÃO DO CURSO

Para Bacharéis e Tecnólogos, o prazo mínimo para a conclusão do curso poderá variar de 15 a 24 meses, dependendo da definição da carga horária que será cursada pelo aluno. Esta definição da carga horária será realizada mediante análise da equivalência entre a formação original e a formação pedagógica pretendida.

4 - EQUIVALÊNCIAS DE DISCIPLINAS

Após a matrícula, o aluno encaminhará toda a sua documentação, referente ao curso de origem, conforme especificado no item 5, para que possa ser realizada uma análise de todas as disciplinas já cursadas, com intuito de adequar a carga horária, mínima necessária, para o curso em que o aluno se encontre matriculado.

5 - DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRÍCULA E EMISSÃO DO CERTIFICADO

Serão 2 CÓPIAS DE CADA DOCUMENTO, sendo 1(uma) cópia autenticada em cartório e 1(uma) cópia simples da autenticação

- 2 cópias, 1 (uma) cópia autenticada e 1 (uma) cópia simples da autenticação, do Diploma (frente e verso) e do Histórico de Graduação (todas as páginas).
- 2 cópias, 1 (uma) cópia autenticada e 1 (uma) cópia simples da autenticação, do CPF e da Carteira de Identidade (frente e verso).
- 2 fotos 3x4.
- 2 cópias, 1 (uma) cópia autenticada e 1 (uma) cópia simples da autenticação, da Certidão de Nascimento ou Casamento.
- 2 cópias, 1 (uma) cópia autenticada e 1 (uma) cópia simples da autenticação, do Título de Eleitor (frente e verso) com comprovante da última eleição.
- 2 cópias, 1 (uma) cópia autenticada e 1 (uma) cópia simples da autenticação, do Certificado de Reservista (frente e verso) se for do sexo masculino.
- 2 cópias, 1 (uma) cópia autenticada e 1 (uma) cópia simples da autenticação, do Histórico Escolar do Ensino Médio (Segundo Grau) (frente e verso).
- Comprovante de residência (cópia simples).

Atenção :

a-) Caso o aluno tenha mudado seu estado civil, deverá apresentar todos os documentos alterados.
b-) A CNH, a CRC, ou quaisquer outros documentos, não substitui a Carteira de Identidade.
c-) Todas as vias do Histórico Escolar deverão ser autenticadas em cartório.
Endereço para o envio da documentação:
Av. Acesita, 655 - Olaria, Timóteo - MG - Cep: 35180-207

6 - PROFESSORES ORIENTADORES

Oferecemos apoio pedagógico, para esclarecimento de todas as dúvidas, de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas, pelo telefone 0800 283 8380 - ou através do email: professores@portalprominas.com.br

7- MATERIAL DIDÁTICO

No ato da inscrição, o aluno fará a escolha do formato do material, que poderá ser impresso e online ou apenas online.

O material impresso será enviado para o aluno, via correios, após o pagamento da primeira parcela referente o material, já o material online, será disponibilizado no portal, para todos os alunos, a partir do pagamento da Taxa de Matrícula.

8- AVALIAÇÕES E TRABALHOS Durante o curso, serão distribuídos 100(cem) pontos para cada disciplina. A metodologia de avaliação utilizada para cada disciplina, exemplo: realização de avaliações online, presenciais, resenhas críticas e/ou projetos, será de responsabilidade do professor.

Após a matrícula, será enviado para o aluno, via e-mail, um cronograma especificando as disciplinas do curso, como também as atividades a serem realizadas.

9 - ENCONTROS PRESENCIAIS

Durante o curso serão realizados encontros presenciais, através dos quais serão ministradas aulas, oficinas de práticas acadêmicas, instruções e o modelo de como fazer o artigo, passo a passo, bem como, as atividades individuais, conforme datas, horários e locais programados. As datas dos encontros estarão disponíveis no link da agenda educacional no portal do aluno. Em caso de não formação de turma ou falta justificável, o aluno deverá entrar em contato pelo email: agendaeducacional@faved.com.br, para que se avalie a disponibilidade de um professor.

10 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O Estágio está regulamentado pela Lei Federal nº 11.788, de 26 de setembro de 2008 e pelo decreto estadual nº 45.036, de 04 de fevereiro de 2009. Todos os documentos necessários para a realização realização do estágio, como: Carta de Apresentação, Termo de Compromisso serão encaminhados ao e-mail do aluno a partir da QUINTA mensalidade paga. O aluno também poderá solicitar através do e-mail professores@portalprominas.com.br. Após a finalização do estágio, o aluno deverá enviar a pasta de estágio para correção, através do Botão Enviar Estágio, lembrando que o único tipo de documento aceito é em formato texto, exemplo: word. Neste Botão “Métodos e técnicas sobre o Estágio”, estão todos os arquivos e modelos necessários para a elaboração de sua pasta de estágio. Após o envio desta atividade, o Setor responsável realizará a correção em até 30 dias úteis e em seguida solicitará o envio de todo o matrial via Correios. Após o recebimento do mesmo será realizado o lançamento da nota. Total de horas de Estágio para o curso de Segunda Licenciatura: 300 horas

A carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas.

11 - TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Para a realização do TCC - Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá confeccionar um artigo científico, de forma individual, que deverá ter de 5 a 10 laudas.

Todo material necessário para a construção do TCC será disponibilizado no Portal e enviado, via e mail, para o aluno após o pagamento da quinta mensalidade.

ATENÇÃO: O aluno que fizer cópia (plágio) parcial e/ou integral, do Artigo Científico, será reprovado e, pagará uma taxa para a correção de um novo Artigo Científico.

12 - ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Ao longo do curso o aluno deverá realizar 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas, de aprofundamento em áreas específicas, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão, de minicursos, de seminários e de monitoria.

13 - EMISSÃO DE CERTIFICADO

Ao término do curso o aluno receberá o CERTIFICADO equivalente ao da área escolhida. Os nossos cursos são RECONHECIDOS e CREDENCIADOS pela Portaria Ministerial junto ao MEC nº 926 do dia 25/09/2009 e publicada no D.O.U., dia 28/09/2009, tendo validade em todo território nacional.